Notícias


USINA IRACEMA CONQUISTA A CERTIFICAÇÃO ISO 14001

Após a implantação do Sistema de Gestão Ambiental nas áreas agroindustriais e administrativas e realização de auditoria externa, a Usina Iracema conquistou sua certificação
 

São Paulo, 27 de janeiro de 2022 - A Usina Iracema, localizada em Iracemápolis (SP), conquistou sua certificação ISO 14001, uma norma internacional que define os critérios para implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) estruturado pela unidade, estabelecendo diversas práticas operacionais, principalmente em acordo com a legislação ambiental.

Com o envolvimento de colaboradores de todas as áreas da companhia – agrícola, industrial e administrativa - a unidade passou por um longo período de diagnóstico e auditoria, entre outubro de 2020 e outubro de 2021, para avaliação do atendimento aos requisitos da norma, como criação de sistemáticas de gestão sobre impactos ambientais; controle e avaliação de atendimento à legislação ambiental; levantamento de riscos; aprimoramento de processos para utilização, proteção e prevenção de recursos naturais com responsabilidade, entre outros.

Treinamentos também foram promovidos com a finalidade de capacitar cada vez mais os colaboradores da São Martinho em suas funções.

Após diagnóstico, implantação do Sistema de Gestão Ambiental e auditoria de certificação realizada pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini (FCAV), a unidade recebeu a sua certificação que atesta a gestão ambiental correta de suas operações e processos produtivos, além do compromisso com o meio ambiente.

A conquista da ISO 14001 demonstra o respeito da São Martinho ao meio ambiente, à legislação ambiental e aos requisitos das normas internacionais. Com a necessidade de melhoria contínua, a certificação vai proporcionar o atendimento da companhia às expectativas de responsabilidade e governança corporativa cada vez mais elevadas no mercado.

Atualmente, além da Usina Iracema, a Usina Santa Cruz também já está certificada com a ISO 14001. A companhia planeja estender, em breve, a implantação de SGAs sob a norma 14001 para suas demais unidades – Usina São Martinho e Usina Boa Vista.