Certificações

 

Nossas unidades e suas operações seguem os protocolos de diversas certificações nacionais e internacionais, garantindo aos nossos clientes e demais stakeholders uma gestão responsável sobre nossas matérias-primas e produtos – açúcar, etanol, energia e derivados. A partir do Sistema de Gestão Integrada (SGI) da São Martinho, promovemos a implantação e adequação dos sistemas de gestão de Qualidade, Segurança de Alimentos, Saúde e Segurança Ocupacional, Meio Ambiente e Responsabilidade Social, criando sinergias entre procedimentos e práticas nas nossas operações produtivas. Acreditamos que estas certificações de referência no mercado geram valor para nossa companhia, comunidade e toda a cadeia sucroenergética. Veja as principais certificações da São Martinho:

 

Bonsucro

Certificação internacional que estabelece critérios e indicadores para Padrão de Produção e Cadeia de Custódia para a promoção de melhorias relacionadas aos impactos ambientais, sociais e econômicos na produção da cana-de-açúcar, de tal modo que os processos da cadeia produtiva sucroenergética sejam realizados de forma sustentável.
Usina São Martinho
Usina Iracema
Usina Santa Cruz

RenovaBio

Certificação de produção eficiente de biocombustíveis a partir de avaliação de seu ciclo de vida que resulta em uma Nota de Eficiência Energético-Ambiental e permite a emissão e venda de Créditos de Descarbonização (CBIOs), contribuindo para a expansão dos biocombustíveis na matriz energética brasileira. Todas as nossas unidades são certificadas.
Usina São Martinho
Usina Santa Cruz
Usina Iracema
Usina Boa Vista

ISO 9.001

Especifica um sistema de gestão da qualidade, demonstrando a capacidade para prover consistentemente produtos que atendam aos requisitos do cliente e estatutários, além dos regulamentáveis aplicáveis.
Usina Santa Cruz

ISO 14.001

Indica um sistema de gestão ambiental (SGA) adequado, demonstrando a busca contínua da melhoria no gerenciamento das responsabilidades ambientais de forma sistemática, contribuindo para o pilar ambiental da sustentabilidade.
Usina Santa Cruz
Usina Iracema

 

ISO 17.025

Estabelece requisitos gerais para a competência, a imparcialidade e a operação de laboratórios de ensaio e calibração, contribuindo para a confiabilidade da tomada de decisões com base em dados laboratoriais.
Usina São Martinho

GMP+ B2

Certificação de Boas Práticas de Fabricação na cadeia de produção de ração animal que define as condições relacionadas às instalações de produção, bem como para atividades de armazenamento, transporte, comércio e monitoramento. Essa abordagem garante a segurança dos produtos destinados à alimentação animal (rações e aditivos de rações).
Usina São Martinho
Usina Santa Cruz
Usina Boa Vista

Kosher

Selo que certifica que os produtos têm seu processo de fabricação realizado de acordo com as leis judaicas, garantindo segurança de consumo aos seus seguidores.
Usina São Martinho
Usina Santa Cruz
Usina Iracema

Halal

Selo que certifica que os produtos têm seu processo de fabricação realizado de acordo com a lei islâmica, garantindo segurança de consumo aos seus seguidores.
Usina Iracema

 

I-REC

Certificação pela plataforma internacional I-REC de Certificados de Energia Renovável, por meio do emissor local no Brasil, o Instituto Totum. Com a certificação I-REC, há garantia de transparência e comprovação da origem renovável da fonte de energia utilizada (biomassa), com atendimento de critérios de eficiência energética, conforme diretrizes especificadas no programa.
UTE São Martinho
UTE Iracema

Energia Verde

Certificação da geração de energia elétrica utilizando combustível renovável derivado da produção de açúcar e etanol, além do cumprimento de requisitos de eficiência energética.
Bioenergética Boa Vista
Bioenergética Santa Cruz
Bioenergética São Martinho
UTE Boa Vista.

Etanol Mais Verde

Faz parte do Protocolo Agroambiental do Setor Sucroenergético Paulista, do qual somos signatários. A certificação, renovada anualmente, atesta que as usinas desenvolvem ações que estimulam a sustentabilidade da cadeia produtiva de açúcar, do etanol “verde” e da bioenergia, graças ao respeito a pontos estabelecidos pelo protocolo, que buscam a redução de impactos da agroindústria canavieira no meio ambiente. Todas as nossas unidades do Estado de São Paulo são certificadas.
Usina São Martinho
Usina Santa Cruz
Usina Iracema

LCFS-CARB

Registro do etanol segundo as diretrizes do programa Low Carbon Fuel Standard (LCFS) do California Air Resources Board (CARB) para comercialização no estado da Califórnia, EUA. Para o registro, é calculada a intensidade de carbono dos biocombustíveis, comprovando as melhores práticas em sua produção.
Usina São Martinho
Usina Santa Cruz

 

Renewable Fuel Standard (RFS2) – EPA

Registro na Agência de Proteção Ambiental para comercialização de etanol nos EUA, contribuindo para a matriz energética renovável do país e expandindo a atuação nas Américas.
Usina São Martinho
Usina Santa Cruz
Usina Iracema