Destaques

São Martinho adere ao Protocolo ONU Mulheres

Companhia assina em conjunto com 18 empresas do setor sucroenergético o termo de compromisso com os Princípios de Empoderamento das Mulheres

 

A São Martinho deu um passo importante no aprimoramento da promoção de práticas e valores que visam a igualdade de gênero no setor sucroenergético. A companhia assinou no dia 29 de outubro o termo de compromisso com os Princípios de Empoderamento das Mulheres, protocolo desenvolvido pela ONU Mulheres (Organização das Nações Unidas) e pela Rede Brasil do Pacto Global.

A cerimônia de assinatura foi realizada durante a 19ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol, promovida nos dias 28 e 29 de outubro, no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo. A São Martinho tornou-se signatária do protocolo juntamente com 18 empresas do segmento, que também firmaram o documento. Essa ação simultânea registrou um recorde nacional para a ONU Mulheres: a adesão do maior número de empresas de um mesmo setor em um mesmo evento.

Estiveram presentes na solenidade a diretora de Recursos Humanos da São Martinho, Luciana Carvas, que assinou o protocolo; Fernanda Machado, analista de energia; e Ive Zonfrile, analista de Responsabilidade Social. Luciana Carvas destaca que o tema vem ganhando força na agenda de RH da Companhia e que a iniciativa fomentará a transformação do setor e ampliação das práticas e políticas de igualdade entre mulheres e homens no mercado de trabalho. “Apesar de o setor ainda apresentar, culturalmente, uma predominância masculina, temos destaques em nossas operações que reforçam a conquista de espaços das nossas mulheres no mercado de trabalho. Nossa missão é promover o engajamento de todos os nossos públicos na busca da evolução e consolidação do tema”, ressalta ela.

O protocolo da ONU Mulheres e do Pacto Global preconiza sete princípios que ajudam as empresas a incorporarem valores e práticas de igualdade de gênero em seus negócios. Entre os compromissos, estão: 1- o estabelecimento de uma liderança corporativa sensível ao tema; 2 - o tratamento de mulheres e homens de forma justa, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação; 3 - a garantia da saúde, segurança e bem-estar dos públicos feminino e masculino nas empresas; 4 -o estímulo à educação, capacitação e desenvolvimento profissional de mulheres; 5 -o apoio ao empreendedorismo feminino e promoção de políticas de empoderamento; 6- o incentivo à igualdade de gênero, por meio de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social; 7 - a medição, documentação e publicação dos progressos das empresas na promoção da igualdade de gêneros.

As empresas participantes da iniciativa e que assinaram o protocolo durante a cerimônia são: Biosev, Adecoagro, Agropeu, Atvos, Bevap, Bio Aroeira, Bonsucro, Cofco, Copersucar, Corurípe, Datagro, Delta, Raízen, São Martinho, Sugar Online, Terra Grata, Usina Jatiboca, VLI e WIZ. A cerimônia também contou com a presença de Maristella Iannuzzi, consultora da ONU Mulheres no Brasil.