Responsabilidade Social

Por meio de sua política de responsabilidade social, a Companhia estabelece diretrizes voltadas para uma gestão social pautada em uma relação ética e transparente com seus públicos.

Anualmente, a São Martinho destina recursos para apoiar projetos e ações de responsabilidade social, priorizando as áreas de educação básica e profissional, esporte e cultura, gerando valor para a sociedade.

O relacionamento da São Martinho com a sociedade é indissociável de seus negócios, razão pela qual é um dos valores da Companhia (respeito pelas pessoas) e é compreendido como um dos pilares (comunidade).

Educação e Desenvolvimento Social

Primeiro Emprego Projovem e Patrulheiros
Programa realizado há quase duas décadas pela São Martinho, em parceria com as instituições de Iracemápolis e Pradópolis tem com o principal objetivo gerar oportunidades para o primeiro emprego para estudantes da rede pública de ensino, com idades entre 16 e 18 anos. Ao final do programa, os jovens têm a possibilidade de permanecer na Companhia ou de participar de recrutamentos até um ano após a sua saída. No quadro da São Martinho, há vários profissionais oriundos do Primeiro Emprego Pro-Jovem e Patrulheiros.

Programa Aprendiz
O programa promove capacitação para jovens de 16 a 24 anos incompletos. São desenvolvidos cursos de aprendizagem industrial para os cargos de caldeireiro, Assistente Administrativo, Almoxarife, Mecânico de manutenção de máquinas industriais, Mecânico de usinagem e Mecânico de Manutenção de máquinas agrícolas e veículos pesados. Após a certificação, os jovens passam por processo seletivo e concorrem a vagas efetivas na empresa. Um destaque do programa é a sala de aprendizagem para pessoas com deficiência que a Usina São Martinho mantém, em parceria com o Senai, anualmente na Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto (Adervip).

Telessalas
Projeto realizado pela Usina Iracema, em parceria com a Fundação Bradesco e Prefeitura de Iracemápolis.

Oferece, anualmente, a diversos jovens e adultos, a oportunidade de retomar os estudos com equipamentos, materiais didáticos e monitores custeados pela Companhia.

Programa Bom Ano Escolar
Tem como objetivo ajudar os colaboradores a manter seus filhos na escola, reforçando a importância da educação por meio da entrega de kits com material escolar. A cada ano, são abertas inscrições para que os colaboradores solicitem o benefício.

Educação Ambiental
Responsável por receber anualmente centenas de alunos da comunidade, os Centros de Educação Ambiental (CEAs) buscam conscientizar e capacitar estudantes, colaboradores e a comunidade sobre a preservação de recursos naturais. As unidades têm salas temáticas com ênfase em resíduos, reciclagem, água, ar, solo, energias renováveis, biodiversidade e cadeia da cana-de-açúcar, entre outros, além de uma sala de controles ambientais, de onde é possível observar o funcionamento dos processos agroindustriais nas usinas (como o plantio) e o controle biológico das pragas da cana.

Cultura e Lazer

Teatro Prefeito Virgínio Ometto
Em parceria, a Usina Iracema e a Associação Movimento Arte e Cultura de Iracemápolis (Amaci) promoveram a reforma do antigo cinema da cidade, que o transformou em um moderno e aconchegante cineteatro. Inaugurado na safra 14/15 tem como objetivo proporcionar momentos de lazer e cultura à comunidade, em uma estrutura que conta com capacidade para receber 324 pessoas e um palco de 12 metros de comprimento, que permite a realização dos mais variados tipos de espetáculos.

Teatro na Cidade
O projeto, iniciativa promovida pela São Martinho em parceria com a Cia EmCena Brasil, promove anualmente uma ação itinerante, com uma programação cheia de peças teatrais, cinema e oficinas culturais.
Por meio de um palco sobre rodas, as cidades de Pradópolis, Quirinópolis, Américo Brasiliense e Iracemápolis, recebem nas suas principais praças a caravana, onde toda a comunidade pode participar do espetáculo realizado durante um final de semana cheio de cultura!

Feira do Livro
Anualmente, a Usina São Martinho proporciona a seus colaboradores uma visita à Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. A Empresa também incentiva a leitura, por meio da doação de livros para todos os participantes do projeto.

Esporte

Corrida São Martinho
A prova realizada todos os anos tem percursos de 5 e de 10 quilômetros e visa promover a integração entre colaboradores de diversas unidades, além de alertar para a importância do tema saúde. Os percursos passam por trilhas que cortam os canaviais da Usina São Martinho.

A corrida rústica tem cada vez mais despertado o interesse de atletas profissionais - tanto que, por ser realizada no final do ano, a prova vem sendo usada por maratonistas como preparação para a tradicional Corrida de São Silvestre.

O evento é aberto à participação do público, e as premiações são divididas em categorias (masculina, feminina, por faixa etária, colaboradores e não colaboradores).

Para a criançada de 8 a 14 anos, é realizada uma competição com provas em pequenas distâncias.

Projeto Tifui
O Torneio Interno de Futebol Usina Iracema (Tifui) acontece todo ano, no período de entressafra, e busca integrar os colaboradores e proporcionar momentos de lazer e descontração. Todos os materiais e recursos utilizados para os jogos, que acontecem na própria unidade, são cedidos pela Companhia.

Voluntariado

As ações de cunho social desenvolvidas pela São Martinho são divulgadas a todos os colaboradores por meio dos canais de comunicação interna. Entre os destaques estão:

Empresários do Futuro
O programa, desenvolvido na Usina Iracema, tem como objetivo mostrar aos alunos do Ensino Médio como funciona uma empresa. A ação inclui a apresentação de conceitos como marketing, finanças, recursos humanos e produção. Durante 15 semanas, os participantes têm a oportunidade de desenvolver e comercializar um produto, com base em pesquisas de mercado próprios. O projeto é apoiado voluntariamente por colaboradores da Usina Iracema, que participam da iniciativa como professores. A participação dos jovens também é voluntária, já que as aulas são ministradas no contraturno escolar. O projeto é fruto de parceria da Companhia com as ONGs Junior Achievement e Instituto de Desenvolvimento de Limeira (IDELI).

Natal sem Fome
A campanha ocorre em todas as usinas e estimula o espírito de solidariedade e o voluntariado no público interno. São arrecadados alimentos não perecíveis, durante os meses de novembro e dezembro, doados a instituições sociais dos municípios de Pradópolis, Iracemápolis, Américo Brasiliense e Quirinópolis (GO).

Campanha do Agasalho
Em todas as usinas, é feita a coleta de agasalhos e cobertores para destiná-los à população de baixa renda. É realizada pelo fundo social de algumas cidades do entorno das unidades da São Martinho, com apoio da Companhia.

Doação de sangue e medula óssea
A campanha ocorre em comemoração do Dia Mundial do Doador de Sangue. A Usina São Martinho, em parceria com o Hemocentro, realizou a coleta de material em busca de possíveis doadores de medula óssea.